Alqueva, o mar do interior. Conhece as praias ao redor do Andanças!

Campinho, a casa do Andanças, integra a natureza do lugar – a bela planície alentejana dos sobreiros e azinheiras – com um caminho de 3 km que o liga às calmas e idílicas águas de Alqueva. As àguas de Alqueva estendem-se num imenso espelho no meio da planície alentejana, com inúmeras ilhas e pedaços de terra a desenhar uma paisagem única que parece quase encenada. O maior lago artificial da Europa, também conhecido como o “Mar do Interior”, tem origem no rio Guadiana e vem inundar uma área outrora seca e sedenta de água, tal como o nome indica: Alqueva deriva da palavra “alqueive”, “terra de pousio” ou “deserta”.

A barragem chega a cinco concelhos alentejanos – Portel, Moura, Reguengos de Monsaraz, Mourão e Alandroal – e aos municípios espanhóis raianos de Olivença, Cheles, Alconchel e Villanueva del Fresno, banhando diversas vilas e aldeias que são tocadas pela beleza e brisa de Alqueva.

O Parque de Merendas do Campinho, junto à água, tem um ancoradouro onde se realizam-se atividades aeronáuticas e náuticas, mas não é um local para nadar! Se queres dar um mergulho refrescante, podes visitar as várias praias fluviais de Alqueva e que se situam a alguns quilómetros do Campinho. 

A praia fluvial da Amieira é a mais próxima do Campinho, fica a cerca de 13 km. A praia fluvial de Monsaraz fica a cerca de 30km e, logo a seguir, existe a praia fluvial de Mourão, que fica a cerca de 34km. Nas horas de calor, podem ir a banhos e desfrutar da paisagem e natureza desta região tão especial.

Para mais informações sobre o Alqueva visitem o site www.roteirodoalqueva.com

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
©2022 Copyright, todos os direitos reservados por PédeXumbo
Scroll to top