Andanças 2023

Em 2023, o Festival Andanças está a florescer no coração do Campinho. De 27 a 30 de julho, voltamos a dançar ao ritmo do Alentejo.

703A9814 1024x683 Andanças 2023

Andanças a florescer no coração do Campinho

 

Em 2021 o Festival Andanças encontrou uma nova casa que fica no Campinho, uma aldeia do concelho de Reguengos de Monsaraz, com vista para a planície alentejana, dos sobreiros e azinheiras, a 3km do espelho de água de Alqueva.
Em 2021, começámos «A Caminhar para o Andanças», numa edição especial para conhecer a região e apontar para o futuro do festival, onde trocamos sementes e prometemos germinar nesta nova terra. Assim, no ano seguinte, o Andanças germinou no Campinho, trazendo de volta os quatro pilares do festival – Dança&Música, Voluntariado, Comunidade e Sustentabilidade – e a grande família de “Andantes”. Uma edição desafiante que abraçou toda a aldeia e recebeu também o abraço desta comunidade! Um abraço que chegou ainda a centenas de novos bailadores, trazendo novas vidas ao espírito Andanças.
E juntos prometemos florescer! Chega assim 2023, um ano para ver crescer. Com respeito pelas leis da natureza e pelo ritmo do Alentejo, começamos o ano a preparar o futuro. No dia 14 de janeiro, demos início à plantação de árvores na área destinada ao campismo do festival. Numa parceria entre a Além Risco, a Câmara Municipal Reguengos de Monsaraz, a Junta de Freguesia de Campo e Campinho, a Associação Gente Nova e a PédeXumbo, demos este pequeno grande passo para tornar o Campinho mais verde! Entre medronheiros, lódão-bastardos, olaias, ciprestes, jacarandás, loureiros, loendros, pinheiros-mansos, aroeiras, cornalheiras, abrunheiros-bravos, pereiras-bravas, azinheiras, sobreiros, sanguinho-das-sebes, espinheiros-pretos, folhados, plantamos centenas de árvores que veremos crescer nos próximos anos, por áreas mais frescas e mais adaptadas às alterações climáticas.

O Andanças está a florescer no coração do Campinho, que este ano volta a ser o ponto de encontro oficial dos Andantes. Marcamos assim encontro entre os dias 27 e 30 de julho, para 25ª edição do Andanças, num ano em que a PédeXumbo celebra também os seus 25 anos. Fica o convite para esta dupla celebração, que volta a contar com a parceria da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, da Junta de Freguesia de Campo e Campinho e da Associação Gente Nova de Campinho.

a um novo ritmo site 1024x683 Andanças 2023

A um novo ritmo – Andanças bienal

 

Crescer e florescer leva tempo e o Andanças ganhou um novo ritmo nesta nova casa, um ritmo que dá lugar ao vagar, uma outra forma de existir. A partir deste ano, a PédeXumbo propõe um Andanças bienal, que vai acontecer de dois em dois anos, numa vontade assumida de o tornar ainda mais sustentável; de criar melhores condições para quem o realiza e para quem nele participa, pensando e trabalhando com mais detalhe cada uma das edições; de fortalecer a ligação ao território que o acolhe, com a dinamização de projetos de criação artística na comunidade local nos anos em que não há festival. De dois em dois anos, o Andanças será um lugar mais preparado para acolher quem chega, como as famílias e os seus rebentos, e com parcerias mais fortes com esta comunidade que está agora a conhecer.

703A1066 1024x683 Andanças 2023
MG 4550 2 1024x683 Andanças 2023
%name Andanças 2023
4 1024x683 Andanças 2023
Design sem nome 1024x683 Andanças 2023
3 1024x683 Andanças 2023
MG 5140 1 1024x683 Andanças 2023

Alentejo, Campinho e campinhenses

 

Campinho, no concelho de Reguengos de Monsaraz é o ponto de encontro oficial para os Andantes. Integrada na planície dos sobreiros e azinheiras, na paisagem amarela e ondulante de verão, a aldeia de Campinho fica a 3km das calmas e idílicas águas de Alqueva, o maior Lago artificial da Europa.

 

«E porquê Campinho? Porque é que o Andanças se mudou para uma aldeia do interior alentejano, onde o calor aperta e as sombras têm que se conquistar?»

 

A descentralização cultural, e o Alentejo do interior em particular, estão no topo das atenções da programação pensada pela PédeXumbo, bem como o desenvolvimento das comunidades e territórios que habita com os seus projetos.
O Andanças encontrou uma nova casa, num lugar que, se não for habitado, mesmo que sazonalmente, estará cada vez mais isolado. E um território que não tem vida, não gera vida. Pelo seu histórico, o Andanças, bem como os projetos que agrega ao longo do ano, vem assim trazer um contributo positivo para este concelho, um contributo que só é válido se for desenvolvido a médio prazo, num processo colaborativo, pensado para ser um motor de desenvolvimento da região. Como uma aldeia global, onde os participantes são convidados a interagir e a partilhar, o festival dá a oportunidade, a quem vem, de ser parte desse processo, não apenas através da programação da qual vêm usufruir, mas também através da partilha com esta comunidade e da experiência das vivências do lugar com as suas características. O Andanças dá a oportunidade a quem vem de experienciar e refletir sobre como é viver no interior alentejano.

Este ano o festival acontece de 27 a 30 de julho, e volta às ruas e espaços do Campinho, numa edição para 1500 participantes. Do recinto principal ao campismo, do Espaço Criança ao Espaço Saúde, da bilheteira à Cantina Andanças, das ruelas às praças para encher de música e andantes, encontrarão todos os serviços do festival nesta aldeia alentejana. E vão encontrar também a padaria, os cafés, restaurantes, tabernas, mercearias e os campinhenses, que esperam já o regresso do espírito Andanças a estas ruas.

MG 6250 2 1024x683 Andanças 2023

Quatro dias para “fazer”

 

O Andanças é mais do que um festival dedicado à dança social, é uma utopia que se torna temporariamente realidade, um marco anual para aficionados e uma experiência inédita para principiantes. No Andanças, onde todos são participantes, ninguém fica a ver, todos vêm fazer.
O festival propõe quatro dias de uma programação com diversas atividades ao longo do dia e para todas as idades. A música e a dança popular voltam a ser os meios privilegiados de aprendizagem, intercâmbio entre gerações, saberes e culturas. Quatro dias para dançar, numa viagem a vários cantos do mundo, com os momentos de partilha e aprendizagem a que o festival nos habituou. Com quatro palcos principais, do programa voltam a fazer parte as oficinas de dança, relaxamento e instrumentos, os bailes, concertos e espetáculos, o teatro e a performance. Destaca-se também o Espaço Criança com atividades para famílias. Não vai faltar o Espaço Paralelas, com propostas de manualidades e outras artes do “saber fazer”. Durante estes quatro dias, os amantes de viagens e caminhadas terão ainda oportunidade para conhecer a região com as propostas da programação local, que mostram a gastronomia, o artesanato e os costumes locais.

MG 4655 1024x683 Andanças 2023
MG 6098 1024x683 Andanças 2023
%name Andanças 2023
Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
©2022 Copyright, todos os direitos reservados por PédeXumbo
Scroll to top